Destinos de Portugal
CONTACTOS
O MEU ROTEIRO
INICIAR SESSÃO
Guarda
Cidades, Vilas e Aldeias
A Guarda é a cidade mais alta de Portugal. A sua situação altaneira justifica a designação de “escudo da Estrela”. Aqui, respira-se ar limpo, leve e sadio. O clima é de montanha e a fertilidade dos vales garantem sabores divinos.

Herdeira de um património cultural rico e único, a Guarda encerra nas suas muralhas mais de 800 anos de História. No ponto mais alto da cidade ergue-se a Torre de Menagem, símbolo máximo de toda a estrutura defensiva, e sinal da altivez destas gentes que, ao longo dos séculos, defenderam a fronteira. Uma visita a este espaço, ajudará a compreender a importância que a Guarda teve na consolidação das fronteiras do atual território Português.

A transferência da sede episcopal da Egitânea (Idanha-a-Nova) para a Guarda revelou-se um momento marcante na História da cidade. Impunha-se a construção de raiz duma Catedral digna da sua importância. O Templo é gótico com traços estéticos que se prendem com os tempos e artistas que participaram na construção. A planta é a das catedrais góticas, onde se destaca o retábulo da capela-mor, em pedra de ançã, atribuída a João Ruão.

No exterior a Catedral exibe magníficos trabalhos em granito, onde os pináculos, e as gárgulas se impõem.

Mais de oito séculos de História encerram uma dualidade cultural e religiosa entre Católicos e Judeus, legando à cidade uma valiosa herança. Escondidos nas ruas estreitas da cidade, existem pormenores únicos da arquitetura civil e militar e também marcas de um património para, muitos desconhecido, que merece um olhar atento.

Fonte: http://www.mun-guarda.pt/

Localização

Avaliação

Pontos: 9 / Votos: 2
Total: 4.5/5

Comentários

© Destinos de Portugal - Todos os direitos reservados